Diário de viagem

5o dia

Si si, café avec hot milk, si vous plait.😳 Oi?! É isso, gente. Português, espanhol, francês… Passados uns dias e no desespero por se fazer entender a pessoa vira multiglota! Rsrsrs. Assim.nos despedimos do café da manhã dos últimos dias. Dias em que não comi queijo por falta de condição de inalar o cheiro idiossincrático dos queijos franceses no café da manhã. 🤢

No 5o dia de viagem, nos despedimos dos nossos amigos que nos fizeram companhia até aqui. Agora seríamos nós. Inclusive no metrô. Apanhamos mas nos viramos! Primeira parada, Louvre. Eu não disse que voltaríamos?

E aqui vai a primeira dica legal do dia. Andamos muito de metrô em todos esse dias. Mas a maior parte das pessoas vai ao Louvre por fora (naquela praça da pirâmide, onde se costuma pegar filas pra entrar). Pesquisei uma dica legal, testamos e agora passo adiante. Pelo metrô é massa! Pode-se acessar por baixo, direto na pirâmide (com a ponta invertida pra baixo).

Pra isso, vá até a estação Palais Royal – Musée du Louvre (não na estação Louvre/Rivoli. Uma vez na Palais Royal, siga a pé para a Linha 1 rumo a La Defense (a estação também leva a linha 7, mas o acesso direto ao Louvre está na linha 1. Todo o caminho nos leva a um roteiro material até achar a pirâmide.

Ali, podemos comprar os ingressos (15 euros) e fica a segunda dica: pague mais 5 euros pelo áudio guide. Vale muito a pena. Nada como gostar intuitivamente de uma ala, ou uma obra específica, e poder ouvir detalhes que enchem de valor e significado aquela peça ou contexto.

Nem todas as obras tem explicação. E achei o equipamento do Castello de Versailles mais elucidativo. Mas, depois de andar por seis horas naquele lugar e ter ido embora gentilmente convidada pelos equipamentos de áudio e monitores que mostram a saída no fechamento do Louvre, compreendi que deve ser muito complicado colocar num áudio guide explicações sobre todas as milhares de obras.

De verdade, um dia não é suficiente. No nosso caso, que nos deixamos levar pelas alas de esculturas e antiguidades egipsias e gregas, especialmente… Nunca tinha fim.

Como falei sobre Versailles, acredito que seja muito pessoal a existência por museus, castelos, memoriaos e coisas assim, depende do que toca casas um. Sei de pessoas que resolveram suas questões com o Louvre em 2h30 de visitação objetiva. Confesso que achei que com meu marido fosse ser assim. Que nada. Foi surpreendente. Amamos a visita!

Como curiosidade, destacamos o excelente wifi gratuito no Louvre que, no entanto, está disponível em lugares específicos. Também os banheiros que ficam nos corredores entre as galerias (prefira os menos centrais, estão sempre mais limpos). E uma coisa que de uma próxima vamos fazer: ir marcando no guia impresso que recebemos na entrada as alas que foram visitadas. O lugar é imenso e no final nos demos conta que tínhamos deixado de visitar coisas bem legais. Não vi Van Gogh, por exemplo. Nem as esculturas douradas.

Ah, e a lojinha, embora ótima, poderia ser melhor. Senti falta de um imã de geladeira em 3D da pirâmide. E de mais variedade de réplicas.

Cansados, cientes de que se tratava de despedida. Muita indelicadeza não falar com os grandes amigos antes de partir. Saudades, Eiffel!! Tira mais uma selfie com a gente aqui!

Mais uma vez o cachorro-quente. Mais uma vez mil fotos, declarações de amor!!

Antes de visitar outra grande paixão, nos despedimos com um pouco de ranço do metrô. Houve um momento de insegurança quando dos rapazes de aproximavam de um jeito estranho. Pelo sim, pelo não, demos um cavalo de pau (versão pedestres, claro) numa curva fechada na escada do metrô. Os caras passaram reto e nós ficamos. Somos brasileiros, filhotes. Um olho no grato e outro no rato. Isso não se perde, mesmo quando recém naturalizados franceses (minha convicção).

E a segunda despedida foi do scargot. Tipo Dom Casmurro, resolvemos juntas as duas pontas da mesma temporada: finalizamos no mesmo restaurante do primeiro dia. Bar San Severin. Comemos e bebemos como teu e rainha.

Agora sim! Au revoir, Paris!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s