Diário de viagem

3o dia

Paris-Versailles de trem

Partimos da estação Champ de Mars rumo a Versailles, pelo tem RER C5 – atenção linha 5!! Fomos a uma estação em que era RER C e não levava até Versailles. Porque não era C5. Ou seja, não é toda estação RER C que leva a Versailles. Melhor dica é partir das estações que você já tem certeza que vão. Estou dando a dica da Champ de Mars.

O trem é uma gracinha!! Além das poltronas coloridas e acolchoadas, o teto e as colunas são adesivados com imagens e obras do castelo. Faltava ter um áudio contando a história. Fica a dica hein? Acho que faria sucesso!

Allors… Cerca de 35 minutos de viagem. O trem já começa a nos envolver no clima do que vai ser essa experiência.

  • ** Oooooops. Volta um pouquinho só pra dizer que a linda Torre Eifel deu o ar da graça no caminho até a estação. Torre, sua linda, a gente se encontra mais tarde!**

Chegando na cidade, o desembarque na estação de trem nos guardava uma constrangedora surpresa: o ticket que havíamos usado pra chegar a Versailles só tinha validade dentro de Paris. No momento da aquisição do bilhete deveríamos ter feito diferente. Mas isso não estava escrito em lugar nenhum.

Demos sorte porque o fiscal da estação limitou-se a nos dar uma bronca e advertir que poderíamos ter sido multados em 50 euros cada um! Caramba! Mèrci seu guarda! Com certeza aprendemos.

Almoçamos na versão Versailles pro esquema do dia anterior. Um menu de entrada, prato principal e sobremesa servido no L’avenir Café. De donos portugueses, o restaurante é simples, mas nos conquistou com a TV em português, a comida deliciosa e o honestìssimo vinho da casa. Com água, expresso e gorjeta, gastamos 50 euros por casal. Comemos patê de porco com pão e um peixe maçaricado com legumes de entrada, escondidinho de bacalhau e filé com fetutine de prato principal, depois creme caramel (um pudim) e Petit de chocolate de sobremesa. Ficamos bem satisfeitos!

Agora, Castelo de Versailles. Precisa ser visitado! É uma experiência muito pessoal. Estávamos em quatro pessoas e cada uma foi impactada de um jeito diferente. Mas algo foi comum: é uma experiência intensa, histórica e profunda pela história da França.

Não vou aqui me arvorar a falar sobre a história do Castelo (ou do que se passou ali), mas sugiro uma pesquisa sobre o lugar antes da visita.

Foram 2h30 de visitação. Vou falar de algumas percepções. Primeiro, o aparelho audio guide é essencial para a experiência completa. O áudio em português é muito bom e, para alguns cômodos, ele tem um primeiro texto voltado para a história das obras, objetos e contexto. Depois, apertando o botão verde, ele conta curiosidades daquela a época, chega a nos convidar a imaginar e reproduzir cenários e comportamentos daquele tempo. Fantástico!

Outro ponto, esse muito pessoal, diz respeito a minha sensação de esgotamento com tanta extravagância, ostentação, luxo, suntuosidade, gula, retratos de cenários de guerra. O que inicialmente me encantou pela riqueza, por fim pesou sobre mim ao final do passeio.

E tudo isso faz da experiência fundamental. Muito feliz de ter dedicado o dia a Versailles.

Infelizmente pelo horário não foi possível ir aos jardins. Ahhhhhh… Puxa vida… Vou ter que voltar… 🤷🏼‍♀️ hahaha. Mas da próxima vez quero vir pra pernoitar. Ao cair da tarde, podemos ver como Versailles deve ficar linda à noite!! Dessas coisas que só vivendo pra saber. É como Assis, na Itália. Precisamos voltar e passar alguns dias. Merece bem mais que um bate e volta.

A caminho da estação de trem, avistamos e cúpula da Catedral de Versailles e fomos até lá. Valeu a visita!! Igreja com dois órgãos gigantes, afrescos e vitrais lindos!

No retorno a Paris, não quisemos correr o risco de mais um dia ser ver de perto a idealizada Torre Eiffel. Descemos na estação de metrô mais próxima e… Ela! A linda Torre Eiffel. Num post a parte, é claro. Ela merece!! A noite provou que sim!! 💕

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s